Mais uma eleição está por vir na UFMG: eleições para os cargos de diretor e vice-diretor da Fafich.
Mais uma vez os estudantes e os funcionários administrativos não terão voz e direito de participar em pé de igualdade com os professores. Mais uma vez o voto de um professor valerá quase 5 cinco vezes mais que de um estudante.
Mais uma eleição forjada que não leva em conta que o sujeito propedêutico dentro de uma escola é o estudante.
Os movimentos de Maio de 68 provaram, uma universidade pode existir sem professores e funcionários, mas nunca iremos encontrar uma universidade sem estudantes.
Devemos levar em conta o que o Mestre Paulo Freire nos ensinou: "não há docência sem discência", pois, o processo de aprendizado é uma troca de experiências e conhecimentos recíprocos.
Uma universidade é construída a partir das relações entre os estudantes, os professores e os funcionários, não podendo existir hierarquias esdrúxulas entre esses sujeitos.
Pelo exposto, o Movimento Collectivo conclama todos os estudantes da Fafich para comparecerem as eleições na quarta-feira, dia 09 de novembro na Fafich para votarem NULO, demonstrando a nossa indignação e protesto pela não paridade dos votos dentro da UFMG.
Movimento Collectivo
"O homem coletivo sente a necessidade de lutar"
Chico Science
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
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4 comentários:
Todos nosso sonhos serão verdade e o futuro já começou.
Hoje a festa é sua, hoje a festa énossa, é de quem vier, quem quiser, a festa é sua, a festa é nossa, de quem...
" Os movimentos de Maio de 68 provaram,uma universidade pode existir sem professores e funcionários, mas nunca iremos encontrar sem estudantes..."
Seguindo esse acarbouço teórico posso dizer que tudo que você escreveu é propedêutico para analisar como nós estudantes agimos diante dos fatos ocorridos em nosso ambiente.
Estudantes de todo mundo... ( Vocês já sabem!)
O que fazer se os estudantes contribuem com esse poder nas mãos dos professores não participando?
O ciclo é vicioso e análogo à propaganda de biscoitos:
Os estudantes não votam porque o voto vale menos, ou o voto vale menos porque os estudantes não votam?
O primeiro passo é concretizar a isonomia para que todos sejam estimulados a participar.
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